É possível pagar menos imposto no inventário?
Sim, desde que o profissional especializado aplique corretamente as regras descritas nas leis e decretos no momento de declarar os bens da pessoa falecida, isso definirá a economia nos impostos devidos ao Estado.
Além da economia em impostos, também é possível economizar tempo se o inventário for feito em cartório. A pergunta que surge é: como finalizar um inventário de forma prática e econômica no cartório de notas?
Saiba que o procedimento do inventário extrajudicial funciona assim: se as partes concordarem com a divisão da herança e forem todas capazes de exprimir suas vontades, basta comparecer a qualquer cartório de notas do País para lavrar a escritura pública de inventário e partilha.
Os herdeiros decidem a divisão da herança da maneira que melhor atender as suas necessidades, podendo ser, inclusive, uma partilha desigual dos bens.
Com a declaração do imposto em mãos, constando todos os bens e direitos a serem transferidos, é confeccionada a minuta de partilha e enviada ao cartório, seguindo-se o ato de lavratura e assinatura da escritura, que pode ser assinada presencialmente ou on-line pelo sistema e-notariado.
O inventário no cartório é uma solução prática e econômica para a divisão dos bens da pessoa falecida, sem a necessidade de um processo judicial demorado.